quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Importância da Mesa para a nossa família.

“Se quisermos preservar o nosso lar, casamento e nossa família  desfrutar do potencial escondido que estamos perdendo e restaurar o principio fundamental que o próprio Senhor estabeleceu ha milhares de anos, então, é hora de arrumamos a mesa” (Devi Titus)

Para muitos a mesa é apenas uma peça do mobiliário domestico que serve para compor o ambiente. Para outros um local comodo e rápido para apoiar varias coisas. Um fato certo é que, na maioria das vezes não damos a devida importância. Quando nós utilizamos a mesa para comunhão através do alimento, iremo desenvolver uma mente mais inteligente, um espirito mais forte, um corpo mais saudável e nos tornaremos pessoas mais felizes, pois a comunhão irá nos proporcionar isso. Segundo Devi Titus a mesa, tem um impacto significativo sobre a alma. Ela considera os instantes à mesa como um tesouro, que ao ser aplicado na hora certa, pode resultar em altos níveis de satisfação para os relacionamentos.
Se todos nós dessemos valor as refeições em família, o mundo seria tão diferente. Aprenderíamos a arte do amor, do respeito e da consideração, e além de tudo, iremos adquirir experiências fantásticas uns com os outros.

Hoje em dia o “sistema” não permite tal privilégio, pois nos impõe a cultura do “fast food” (alimentação rápida)  isso nos transformou em pessoas impacientes. Tudo é muito rápido. Estamos na era da banda larga 3G, 4G e sei lá quantos “G” ainda virão os megas hoje são gigas ou teras e são cada vez mais velozes, onde o que importa é a rapidez. Quem tem tempo para sentar-se a mesa? Quando muito, paramos para fazer um lanche, é ai que nos damos conta que precisamos nos alimentar, pois até o fato de se alimentar regularmente tem sido negligenciado nos nossos dias.

Precisamos entender que, a arte de sentar a mesa para o café da manhã ou as demais refeições do dia em família  é resgatar o verdadeiro sentido do “Lar” sendo de suma importância para o aprendizado dos filhos. O momento de comunhão a mesa é único é nunca será esquecido alem da alegria das brincadeiras e histórias que compartilhamos neste sublime momento. A mesa é um lugar de cuidado e atenção, pois há ali uma preocupação de como foi ou como será o dia dos nossos, iremos descobri o que está acontecendo e como podemos nos ajudar. Na realidade quando assentamos a mesa, estamos imitando o próprio Deus, que sempre se preocupou em preparar banquete aos próprios filhos. “A felicidade não é meta, é gozar na vida, seus bons momentos com a mulher e os rebentos ao redor da mesa...” (Marlene Guerrato).

Esta escrito na bíblia  “De continuo comerás a minha mesa” (2 Sm 9.7c). A mesa é o verdadeiro lugar de Deus na Família  “Se Cristo estiver em casa, os vizinhos logo perceberão” (D.L. Moody).

É o momento de resgatarmos esta tradição em nosso lares e veremos a diferença que irá fazer.

Arlindo Gonzaga.



Um comentário:

  1. Poderosa reflexão, que valoriza os padrões da familia, utilizando-se de uma mobilha do lar, que para os Judeus era a mais importante, quem estudou cultura judaica sabe que duas mobilhas muito valorizadas pelos judeus era a mesa pois se trata de comunhão e a cama que fala de intimidade...

    ResponderExcluir